Região Santa Catarina

Governo de Santa Catarina fecha estatais inativas

Processos para encerramento do CNPJ da Codisc e da Bescor estão sendo concluídos e ambas serão fechadas em novembro

Governo de Santa Catarina fecha estatais inativas
Foto: Divulgação / Governo de SC

O governo do estado anunciou que duas estatais catarinenses inativas serão fechadas até o mês de novembro. De acordo com a informação, todos os procedimentos burocráticos foram realizados ou estão em andamento, o que permitirá o encerramento dos CNPJs das empresas Companhia de Desenvolvimento da Indústria de Santa Catarina (Codisc) e a antiga corretora e seguros do Banco do Estado de Santa Catarina (Bescor), que foi incorporado pelo Banco do Brasil em 2009.

PUBLICIDADE

Segundo o diretor de Desestatização e Parcerias da Secretaria da Fazenda, Ramiro Zinder, o encerramento da Codisc requereu um esforço e atenção especial, já que havia um processo de liquidação há 33 anos. Foi necessário regularizar mais de 100 terrenos da empresa em diversos municípios, para que na sequencia eles possam ser leiloados.

No processo para liberação do caso Bescor, foi necessário vender ações das telefônicas Oi e TIM que a corretora possuía e está sendo buscada uma forma para receber ações de corretagem de antigas apólices de seguro. Nesse último caso, uma transferência para o Banco do Brasil, que também é acionista da Bescor, está sendo negociada.

Com os dois processos, mais a Codesc, encerrada em 202, Carlos Moisés vai encerrar seu mandato com fechamento de três empresas sem atividades. Ainda segue em processo de encerramento a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab). Entretanto, esse processo deve demorar, uma vez que entre os trâmites está a necessidade de regular diversos imóveis.

Outro esforço da Diretoria de Desestatização e Parcerias da Secretaria de Estado da Fazenda é a gestão de processos de parcerias público-privadas (PPPs). As que concentram mais atenção no momento está o leilão do Complexo Hospitalar de Florianópolis e do Complexo Prisional de Blumenau. O certame ocorre no dia 20 de dezembro, na B3, a bolsa de valores do Brasil. O projeto do complexo hospitalar, prevê levar junto aos hospitais Infantil e Nereu Ramos, no bairro Agronômica, o Hospital Celso Ramos e a Maternidade Carmela Dutra.

Relacionadas