Região Grande Florianópolis

Encontro na Câmara de São José vai debater uso medicinal do Canabidiol

Autoridades no assunto foram confirmadas a participar de uma roda de conversa

Autor
Encontro na Câmara de São José vai debater uso medicinal do Canabidiol
Foto: divulgação

Em São José, a Câmara de Vereadores sedia na terça-feira (23) uma Roda de Conversa sobre o uso medicinal do Canabidiol, medicamento com registro sanitário na Anvisa que tem sido cada vez mais indicado como analgésico e sedativo, entre outas patologias. O evento será aberto a toda a comunidade e terá transmissão pela TV Câmara, com previsão de duas horas de duração.

PUBLICIDADE

O Canabidiol vem sendo usado no mundo inteiro no tratamento de doenças como epilepsia, parkinson, esclerose múltipla, esquizofrenia, dores crônicas, distúrbios do sono, ansiedade, distúrbios alimentares., sempre indicado a critério do médico. Além disso, tem sido também um grande aliado de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Convidados

De acordo com o vereador André Guesser, autor do requerimento que pediu a realização do evento, embora já haja medicamentos à disposição dos pacientes e tenha ocorrido uma disseminação na classe médica sobre os benefícios da sua prescrição, inclusive levando o Conselho Federal de Medicina a rever posições conservadoras, os medicamentos, por terem a sua produção autorizada em regra apenas no exterior, têm elevado custo, tornando-se proibitivos para milhares e milhares de pacientes.

“O objetivo principal desta Roda de Conversas é esclarecer dúvidas e desmistificar o uso deste medicamento extremamente eficaz e acessível, desde que aprovadas as legislações necessárias, para a população”, disse ele.

Um dos convidados para o debate é a pesquisadora da UFSC, farmacêutica-bioquíimica Dalla Colletta, especialista em Biotecnologia pela UEM, com ampla experiência em farmácia magistral alopática e homeopática, e Pesquisa e Desenvolvimento em indústria farmacêutica. Dalla é professora na área farmacêutica e palestrante em simpósios e cursos sobre Cannabis Medicinal.

Outros convidados são o presidente da ONG Associação Brasileira de Cannabis Medicinal “Santa Cannabis”, Pedro Sabaciauskis e Raquel Schramm, representante da ONG Rede Reforma, que auxilia no processo de obtenção do habeas corpus para cultivo da Cannabis para fins medicinais.

Também estarão presentes a pedagoga Maria Aparecida Feier Goulart, o meurologista Paulo César Trevisol Bittencourt e Daniel Korne, paciente de canabis há 15 anos e pesquisador das propriedades fitorremediadoras e industriais da Planta, pelo IFSC Garopaba.

Relacionadas